Curso sobre Pecuária Leiteira reúne agricultores e técnicos na Expoagro

Paraleloa comercialização de produtos regionais, vários cursos estão sendo desenvolvidos no Parque de Exposições Eurípedes Ferreira Lins, por ocasião da 39ª EXPOAGRO, direcionados para diversos públicos como, estudantes, técnicos e agricultores familiares. Ontem, 27 de novembro, aconteceu o curso de “Boas práticas para a ordenha higiênica”, ministrado pelo médico veterinário Tarcísio Fabiano, da Unidade Local do Idam/Careiro da Várzea. O veterinário recorreu à tecnologia avançada para explicar, na teoria, as ações desenvolvidas para uma ordenha manual higiênica. Mas, os participantes também tiveram a oportunidade de colocar em prática o aprendizado na sala de ordenha higiênica, instalada no stand da agricultura familiar. Na ocasião, foram distribuídos materiais informativos sobre ordenha higiênica aos participantes do curso. Vale ressaltar que o município de Careiro da Várzea (a 25 km de Manaus) é um dos que mais se destacam no Amazonas,pela sua tradicional bacia leiteira, com um rebanho de 57 mil cabeças e uma cooperativa de laticínio que absorve a produção de leite dos cooperados, produzido queijo coalho para mercado regional. A qualidade do produto queijo depende das condições que este leite é produzido, do manejo das vacas leiteiras, das instalações para ordenha, cuidados higiênicos do ordenhador, vasilhames como baldes, latões e coador de leite. Além de cursos, várias palestras e demonstrações práticas, sobre as diversas atividades assistidas pelo Idam, estão sendo realizadas até o próximo dia 2 de dezembro, data de encerramento da Expoagro.