IDAM incentiva agricultores familiares a cultivarem banana consorciada com feijão

Cultivo de banana consorciado com feijão
Cultivo de banana consorciado com feijão

A Unidade Local do IDAM/Parintins, por meio dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), vem incentivando agricultores familiares do Assentamento de Vila Amazônia a cultivarem o feijão em consórcio com a banana.

Exemplo disso, já pode ser conferido na propriedade dos irmãos e agricultores João Martins e Felipe Martins. Na propriedade, que fica localizada na comunidade Açaí, é possível encontrar uma área de 10 hectares, onde são cultivadas bananas das espécies FHIA18, Thap Maeo, Maravilha e Pacovão. O consórcio foi iniciado em julho deste ano, em uma área de aproximadamente 0,25 hectares, onde o feijão cultivado é da variedade tracuateua.

De acordo com o extensionista do IDAM/Parintins, José Cursino Martins, a ideia é diversificar a produção e complementar a renda familiar, além de incentivar os agricultores locais, a aproveitarem melhor as áreas cultivadas, plantando uma ou mais culturas. Segundo ele, o cultivo do feijão é ideal, visto que, é uma cultura de ciclo rápido e a produção e garantida.

 Incentivo                                                                             

Comercialização da banana
Transporte adquirido com recursos do FPS para facilitar o escoamento da produção

Vale destacar, que cerca de 100 famílias do Assentamento Vila Amazônia foram beneficiadas com um caminhão financiado pela Associação dos Produtores Rurais do Açaí (APRA). O transporte foi adquirido com recursos do Fundo de Promoção Social (FPS) e tem como principal objetivo facilitar o escoamento da produção.

Os agricultores estão satisfeitos com o transporte e já fizeram à primeira viagem, onde comercializaram os produtos da agricultura familiar diretamente para os consumidores e atravessadores na sede do município.

De acordo com o agricultor Leonil Almeida, nessa primeira viagem, foram comercializados cerca de 500 cachos de banana de seis agricultores locais. “Esperamos continuar semanalmente trazendo nossa produção, pois com o transporte nos auxiliando, sem dúvida produziremos em maior quantidade”, comemorou.

Entre as atividades desenvolvidas pelas famílias localizadas no assentamento estão o cultivo da mandioca, banana, cupuaçu, abacaxi e macaxeira.