IDAM investe em qualificação da mão de obra para fortalecer o setor pecuário em Parintins

Fotos do segundo curso de bovinocultura

Buscando investir na qualidade sanitária do rebanho bovino e bubalino no município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou no período de 20 a 22 de novembro, um curso de bovinocultura básica para pequenos criadores. A atividade aconteceu na comunidade de São Pedro do Parananema.

O objetivo foi apresentar aos participantes o manejo adequado do rebanho por meio de aulas teóricas e orientações práticas aplicadas pelo médico veterinário do IDAM, Otacílio Neto e a zootecnista da Sepror, Cássia Vasconcelos.

“Investir na qualificação da mão de obra é importante para assegurar o manejo adequado do rebanho, além disso, proporciona uma ótima qualidade da carne e do leite”, disse Neto. Segundo ele, o pequeno criador também deve estar atento para as instalações adequadas, sem esquecer a importância da higiene no processo.

Na ocasião os extensionistas do IDAM/ Parintins, Juvenal Cardoso e Luiz Costa, ministraram uma palestra sobre crédito rural aplicado a pecuária.

Segundo dados do relatório do IDAM/2012, no que competem as atividades de bovinocultura e bubalinocultura, os serviços de ATER têm incentivado a recuperação de pastagens degradadas, implantação de capineira, sistema de pastejo rotacionado, melhoria no padrão genético e sanidade dos rebanhos, o que proporcionou avanços na produção, principalmente, nos municípios que tem maior expressão econômica.

Capacitações – Está programado para o próximo dia 3 de dezembro, na comunidade de São José da Terra Preta, o Curso de Gestão Social e Organização Comunitária, o público esperado é de vinte participantes, e no período de 10 a 13 de dezembro, será realizado o Curso de Produção de Hortaliças para produtores de várzea na comunidade de São José do Paraná do Limão do Meio.