Agricultores aprendem como adubar plantio de mandioca

Vinte e cinco agricultores familiares estão participando do curso sobre plantio de mandioca adubada, promovido pela Unidade Local do Idam/Tefé.
O curso que teve inicio hoje, 09, está sendo ministrado pelo gerente do Idam, Sidney Sousa e é desenvolvido em parceria com o Centro Estadual de Unidades de Conservação – Ceuc.
A mandioca é tradicionalmente plantada por agricultores familiares no município sem utilização de tecnologia, por conta disso a produtividade é bastante baixa – em torno de 12 toneladas de raízes. As consequências são bem visíveis, com apenas três toneladas de farinha sendo produzidas no município. O evento está sendo realizado na comunidade Santa Luzia do Bóia, na reserva extrativista Catuá/Ipixuna, localizada na M/D do Rio Solimões.
Durante três dias os participantes terão chance de aprender, por meio de aulas teóricas e práticas, como fazer um plantio de mandioca adubada no toco; aumentar a produtividade de raizes e de farinha; avaliar a produtividade; divulgar os resultados a nível municipal e estadual; aproveitar áreas degradadas; utilizar novas tecnologias de plantio e ainda, evitar novos desmatamentos.
O curso encerra no próximo dia 11, quinta-feira.