Agricultores beneficiados com Pronaf Mais Alimentos serão capacitados

A parceria entre governo do Estado e governo Federal vem permitindo que os agricultores familiares, precisamente os assistidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam, adquiram máquinas e equipamentos por meio do Pronaf/Linha Mais Alimentos. Só no ano de 2011, foram financiados, no município de Manicoré, 13 tratores agrícolas e implementos. Outros municípios também estão sendo contemplados. Para auxiliar as famílias contempladas, precisamente nos aspectos relacionados a uso e manutenção dos tratores, para evitar prejuízos mecânicos e obter melhores resultados na agricultura, o Comitê Gestor da Produção Integrada de Citros no Amazonas realizará amanhã, 11, e quinta-feira, 12, o Curso de Operação e Manuntenção de Tratores, para 10 técnicos do Idam e 15 agricultores familiares. Eles estarão representando os municípios de Manaus, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Autazes, Manicoré e Careiro da Várzea. De acordo com a programação no primeiro dia de evento, os participantes terão aulas teóricas, pela manhã, sobre: Partes Constituintes do Trator; Manutenção Diária e Periódica do Trator e; Sistemas de Transmissão do Movimento. Já pela parte da tarde, eles aprenderão como operar o trator com segurança. O segundo dia terão somente aulas práticas. Será o momento em que os agricultores e técnicos do Idam aprenderão sobre: lastração da máquina com água e ferro; sistemas de acoplamento; preparo do solo; regulagem dos implementos, entre outros. O evento acontecerá no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).
Comitê O Comitê Gestor da Produção Integrada de Citros no Amazonas é desenvolvido pela Secretaria de Produção Rural – Seprore Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado doAmazonas – Fapeam, em parceria com o Idam, Ministério da Agricultura, Pecuária eAbastecimento (Mapa), Comissão de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Codesav), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Preservação Ambiental (Inpa) e AmazonCitrus.