Agricultores de Envira são beneficiados com crédito rural

Durante o mês de abril, a Unidade Local do Idam do município de Envira (a 1.028 km de Manaus) em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), realizou ação de crédito rural beneficiando 54 agricultores familiares.
Os agricultores beneficiados foram os que desenvolvem atividades de pecuária, pesca artesanal e os que investem em casa de farinha e máquinas roçadeiras, somando um investimento de R$ 242.762 reais nas ações de crédito distribuídas aos 54 agricultores atendidos.
Atualmente o município de Envira conta com duas atividades auto sustentáveis e, uma em consolidação: produção de carne-bovina, criação de aves e criação de ovinos (ovelhas) caprinos (carneiros) e suínos (porcos), está última com o propósito de se tornar auto sustentável. Na criação de bovinos o município possui um rebanho estimado em 18.500 cabeças de gado. A criação de aves tem 5.000 unidades de galinhas poedeiras com uma alta produtividade de ovos, e por último a criação de ovinos, caprinos e suínos em fase de expansão.
A agricultura de Envira também se destaca, uma vez que, a produção de café possui um plantio de 120 hectares, mas em atividade de produção apenas 80 hectares abastecem os mercados locais e dois municípios do Estado do Acre, em uma média de produção de 800 quilos ao ano. Já o plantio de mandioca contabiliza 1.250 hectares.
Vale ressaltar que assistência técnica por meio dos técnicos do Idam na produção do vinho do açaí em Envira, tem beneficiado os agricultores gerando renda e sustento aos mesmos, sendo que o município possui 19 máquinas para extração de vinho, todas numa estrutura higienizada adquiridas por meio da ação de crédito da AFEAM e Banco da Amazônia .
Segundo dados da Unidade Local do Idam em Envira, o número de agricultores familiares atendidos chega a 1.447 divididos em 18 comunidades diretas e 21 comunidades indiretas, dando Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos agricultores familiares destas comunidades. Cheia- Devido à subida das águas da calha do rio Juruá, o município de Envira contabiliza perdas na agricultura e na criação de animais, as autoridades municipais e estaduais tem se preocupado com a situação emergencial em que se encontra a cidade. O número de agricultores atingidos é de 686 que estimam perda total nas culturas de milho, arroz e banana, já nas criações de ovino, caprino, aves e suínos as perdas são mínimas devido ao apoio do governo do Estado por meio do Idam. O Idam tem orientado os agricultores no plantio de hortas suspensas, já que as áreas de várzea (terras alagadas) não são propícias as plantações, no entanto nas diversas criações a assistência e dada na locomoção dos animas para terra-firme. Os agricultores também estão sendo orientandos quanto aos benefícios oferecidos pelo governo do Estado na tentativa de amenizar as perdas na região.