Agricultores de Manacapuru são beneficiados com crédito emergencial

Acontece hoje, 10, na Colônia dos pescadores Z-9, uma ação de crédito emergencial destinada aos agricultores familiares do município de Manacapuru (a 68 km de Manaus). A ação é realizada pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com o Banco da Amazônia, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Produção (Sempra), Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (Sempa) e Colônia dos pescadores.
Serão assinados cerca de 245 contratos, que beneficiarão produtores da agricultura familiarque perderam suas produções devidoà grande enchente ocorrida em 2012. O recurso será destinado a compras de equipamentos como motores de polpa e apetrechos de pesca, além de ser aplicado na produção de culturas como, a malva / juta, mandioca, macaxeira, mamão e maracujá.
Para o gerente da Unidade Local do IDAM, Reginaldo da Silva Lima, os agricultores familiares da região que foram atingidos pela cheia, estão tendo a oportunidade de reconstruir suas áreas de cultivo. Sem dúvida a linha de crédito emergencial é uma forma de incentivar as famílias a continuarem investindo nas atividades agropecuárias. Crédito Emergencial – Benefício destinado a agricultores do setor primário que foram afetados com a enchente de 2012. O acesso ao crédito é intermediado pelo Governo do Amazonas com apoio do Governo Federal, por meio do Banco da Amazônia. Para os grupos de agricultores familiares, o limite de financiamento vai até R$ 12 mil, com juros de 1% ao ano, e, pagando até a data do vencimento há um desconto de 40%.