Agricultores de Nhamundá participam de Intercâmbio em Parintins

Dezoito agricultores das comunidades do Sagrado Coração do Aduacá, Mamuriacá, Guaraby, Juruá e Aminaru-açu, município de Nhamundá, região do Baixo-Amazonas, estão vivendo uma nova experiência. Na semana passada, esses agricultores tiveram a oportunidade de conhecer, de perto, os sistemas de criação de peixe em canal de igarapé e tanque escavado, no município de Parintins.
A visita foi realizada na propriedade do piscicultor João Pizano, na comunidade do Zé Açu, município de Parintins, que cria matrinchã em canal de igarapé e tambaqui em tanque escavado. Durante a visitação as equipes do IDAM de Nhamundá e Parintins, aproveitaram para mostrar aos participantes o sistema de criação de peixes em igarapé e tanque escavado e tirar dúvidas sobre cada um desses sistemas.
Para o agricultor Lúcio Domingos da comunidade do Sagrado Coração do Aduacá, o intercâmbio foi bastante proveitoso. “Eu que achava que criar peixe fosse algo muito difícil, me enganei. Com as orientações dos técnicos do IDAM e depois de ver como tudo funciona, fica fácil de compreender. De acordo com o gerente da Unidade do Idam em Nhamundá, Rickson Valente, esse intercâmbio despertou o entusiasmo e a disposição dos agricultores em implantar esses sistemas de criação de peixes em suas comunidades, com a expectativa de sucesso, principalmente se considerarmos o potencial que o município tem para a piscicultura.
O evento denominado 2º Intercâmbio Técnico, promovido pela Unidade Local do IDAM em Nhamundá, faz parte da Chamada Pública 124/2010, firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário –MDA e o IDAM.