Agricultores de Tefé participam de palestra sobre setor primário

Nos dias 26 e 27 de junho a Unidade Local (Unloc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM realizou, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a HRT (empresa de petróleo),palestras relacionados a diversos temas do setor primário. O evento aconteceu na comunidade vila Moura, localizada na margem esquerda do rio Tefé com a participação de 30 agricultores familiares e técnicos agrícolas. Temas como Técnica de plantio de mandioca adubada, piscicultura (criação de peixe em canal de igarapé) e manejo florestal, foram fundamentais para ampliar os conhecimentos dos comunitários. Cursos, excursões e atividades de campo centradas nas unidades demonstrativas com utilização de novas tecnologias também contribuíram para melhorar a qualidade de vida do homem do campo. De acordo com o gerente da Unloc, Sidney Araújo, disse que a parceria com a HRT Oil & Gás, Semma e Cerest contempla o desenvolvimento sustentável e determina o espírito de união para a consolidação dos planos e metas estabelecidas. Conforme o representante da HRT Oil& Gás, a parceria consolida a gestão da empresa na sustentabilidade, sendo uma atividade de amplo desenvolvimento intelectual, social, econômico, cultural e ambiental. A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo Josianne Campos Pedrosa afirmou, na ocasião que, essa ação dinamiza todas as atividades de campo principalmente no que se refere às comunidades longínquas. A ideia é transmitir conhecimentos na base da gestão ambiental e ações sustentáveis possibilitarão aos agricultores mudanças da qualidade de vida, disse.
Para o presidente da comunidade, Eliel Santos, atividades, desse nível, são necessárias, principalmente, porque a partir das informações, as famílias agrícolas já começam a colocar em prática os aprendizados. A expectativa é a melhor possível e vai da melhoria da qualidade de vida do homem do campo até a melhoria da qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.