Agricultores do Alto Solimões serão capacitados

No período de 08 a 28 deste mês de agosto, com apoio financeiro do Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável para o Zona Franca Verde – Proderam, o Idam estará realizando quatro cursos para agricultores familiares da região do alto solimões. De 08 a 12 será na comunidade indígena São Rafael, no município de Atalaia do Norte e de 15 a 19, na comunidade indígena Canimari, município de Amaturá, referentes às Boas Práticas de Produção de Farinha e outros derivados de Mandioca. Já entre os dias 22 a 28 de agosto serão feitos dois cursos de Boas Práticas de Produção de Farinha de Mandioca e Alimentação Alternativa, no município de São Paulo de Olivença. A ideia é capacitar cerca de 80 agricultores familiares, na maioria indígenas assistidos pelo Idam, que tem obtido apoio financeiro do Banco Mundial, por meio do Proderam, para projetos de infraestrutura, transporte da produção e geração de renda em comunidades rurais, destacadamente para construção de casas de farinha higiênicas. Os cursos terão em média 40 horas, entre aulas teóricas e práticas, e serão ministrados pela extensionista Meire Janes de Oliveira Santiago, da gerência de Apoio a Agroindústria com apoio das equipes das Unidades Locais do Idam, dos três municípios. Segundo o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Alfredo Pinheiro, o intuito é dar ênfase ao processo de melhoria da qualidade da farinha, conservação, aproveitamento de frutas, e outros produtos agrícolas regionais, além das formas variadas de aproveitamento da mandioca sua manipulação para produção de guloseimas. “Dos eventos de capacitação realizados nos municípios ultimamente pelo Idam, aqueles voltados para melhoria da qualidade da farinha tem sido os mais demandados pelos agricultores, pois vem possibilitando as famílias que trabalham com este produto obter melhores preços e mercado assegurado, motivado principalmente pelo diferencial da qualidade e apresentação dos produto”, finalizou Alfredo.