Agricultores e Extrativistas participarão do curso de vassoura de piaçava

No período de 06 a 08 de agosto, agricultores e extrativistas de Santa Isabel do Rio Negro (a 630 km de Manaus), participaram do curso de fabricação de vassoura de piaçava, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) em parceria com a Prefeitura Municipal do município. O curso foi realizado na marcenaria municipal da cidade e teve como instrutor, José Ferreira dos Santos, vassoureiro com 20 anos de profissão. Dentre as temáticas abordadas durante os dias de capacitação, estão, os aspectos e elementos gerais da fabricação de vassouras, histórico da vassoura, informações teóricas da montagem, dicas de segurança no processo e atividades da montagem da vassoura de piaçava. A capacitação teve como ponto crucial, o incentivo à produção de vassoura com a fibra da piaçava, um dos principais produtos que gera renda e postos de trabalho, nas diversas comunidades extrativistas de Santa Isabel do Rio Negro. Utilização- A importância econômica da piaçaveira está na extração das suas fibras industriais, destacando-se a fabricação de vassouras, enchimento nos assentos de carros, cordoaria e escovões. O resíduo obtido de sua limpeza, o qual é conhecido como bagaço, fita ou borra, serve para cobertura de casas nos meios rural e urbano. Atualmente este produto é muito utilizado na cobertura de quiosques em áreas de lazer como sítios, clubes e praças.