Agricultores familiares de Beruri participam de excursão

Visando incentivar o cultivo da laranjeira no município de Beruri, a Unidade Local (Unloc) do Idam em Beruri realizou no último sábado, 30, uma excursão a comunidade Santa Maria, localizada no Lago do Pupunha. Participaram deste evento 22 agricultores familiares interessados na produção da cultura , que puderam, durante a excursão, conhecer o sistema produtivo , as instalações e o funcionamento da Unidade de Beneficiamento de Citros ,além dos processos produtivos de propriedades de citrusda comunidade Santa Maria.
A realização da excursão compreende uma série de ações desenvolvidas pelo Unloc para o desenvolvimento e fortalecimento do cultivo da laranjeira em Beruri. A Unloc do Idam, percebendo o interesse dos membros da Associação dos Pequenos Agricultores do Projeto de Assentamento de Beruri, está desenvolvendo um trabalho de acompanhamento e prestação dos serviços de ATER aos agricultores interessados no cultivo da laranja. Além desse trabalho, o Idam está realizando um ciclo de palestras como o objetivo de esclarecer ao agricultor dúvidas e informações sobre o crédito rural, bem como assuntos referentes a tecnologia de produção da laranja e a viabilidade do projeto analisando os aspectos de assistência técnica, vias de acesso, transporte e comercialização.A partir desse trabalho serão elaborados os projetos para a aprovação do crédito. A meta é que cada agricultor tenha um hectare financiado. A excursão foi divida em dois momentos. No primeiro, os participantes visitaram a Unidade de Beneficiamento de Citros,onde puderam conhecer de perto as instalações e o funcionamento da máquina que realiza a lavagem, o polimento e a classificação dos frutos .Já no segundo momento, a excursão se dirigiu a três propriedades . Na primeira, do Sr. Cristiano Lira de Castro, os agricultores conheceram o cultivo de laranjeira com a introdução da pueraria como fonte de adubação nitrogenada. Em seguida os agricultores visitaram a propriedade do Sr. Francuéliton ,onde puderam obter maiores informações a respeito de custos de implantação e manutenção da lavoura de laranja,bem como as atividades de preparo do solo, aquisição de mudas, plantio, tratos culturais, adubação, controle de pragas e doenças, colheita e a logística de comercialização. Logo depois foi visitada a propriedade do Sr. Ozeir Neres onde os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer o método de produção de mudas da laranjeira de raiz nua.
O eventofoi encerrada com um almoço de confraternização entre todos os participantes, incluindo os agricultores e lideranças da comunidade Santa Maria. O gerente da Unloc de Beruri, Izaque Epifânio Marques ressaltou a importância do envolvimento da equipe da Unloc de Vila Rica de Caviana no evento, visto que, a comunidade visitada é área de atuação dessa Unloc. Para Izaque “ a Unloc de Vila Rica foi parceira, ajudando nas questões logísticas da excursão,contribuindo para que a mesma fosse realizada com sucesso”, afirmou ele.