Agricultores familiares de Nhamundá são beneficiados com a 3ª Ação de crédito

O governo do Estado por meio da Unidade Local do Idam em Nhamundá (a 383 km de Manaus) realizou na última sexta-feira, 11, na Câmara Municipal a 3ª Ação de crédito especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Foram contratados 29 projetos no valor total de R$ 95.043,60 os quais irá beneficiar pescadores artesanais da Colônia Z-48, que tiveram prejuízos com a enchente em 2012. Esse recurso será destinado a compra de equipamentos como, motor rabeta, canoa, apetrecho de pesca, entre outros. Conforme o gerente da Unidade Local, Luiz Souza, além desta ação também foram contratados por meio do Banco do Brasil / Agência Parintins, mais de 10 projetos no valor de R$ 58.431,55 que serão aplicados no cultivo da mandioca. “Agricultores familiares estão satisfeitos com o financiamento e a atenção recebida pelas autoridades, visto que, os governos Federal e Estadual por meio do Banco da Amazônia e Banco do Brasil já disponibilizaram cerca de 2,5 milhões de reais para as famílias do município”, destacou Souza. Crédito especial – Benefício destinado a agricultores do setor primário que foram afetados com a enchente de 2012. O acesso ao crédito é intermediado pelo Governo do Amazonas com apoio do Governo Federal, por meio do Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Para os grupos de agricultores familiares, o limite de financiamento vai até R$ 12 mil, com juros de 1% ao ano, e, pagando até a data do vencimento há um desconto de 40%. Já para os agricultores não familiares, o limite é de até R$ 100 mil, com taxas de juros de 3,5% ao ano, oito anos de prazo, também com três anos de carência. Os empresários da atividade agropecuária também terão limite de crédito de até R$ 100 mil, com juros de 3,5% ao ano. A diferença é o prazo de carência, de um ano.