Agricultores familiares de Rio Preto da Eva participam de intercâmbio em Uarini

Dois agricultores familiares do município de Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus) participaram de intercâmbio sobre a cultura da mandioca. A visita foi sediada em Uarini (a 565 km de Manaus), o município é conhecido por ser grande produtor de farinha no Amazonas, se destacando na comercialização das mais diversas variedades de farinha. O evento foi promovido pelo governo do Estado com o apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM). A primeira fase teve início no último dia 30 de outubro, quando uma comitiva liderada pelo presidente da ADS, Valdelino Cavalcante, acompanhado de dois servidores, juntamente com a equipe técnica da Unidade Local do IDAM e, o presidente do Conselho dos assentados do P.A. Iporá, Francisco de Assis, visitaram o município de Uarini, para conhecer o trabalho lá realizado, com o cultivo mecanizado de mandioca e a produção de farinha de mandioca, a partir das variedades catombo e manivão. Durante a visita a equipe foi recepcionada pelos produtores de farinha, Magalhães e Nixon, os quais já cultivam mandioca em uma área mecanizada de 40 hectares e, que fechará 2012, com 100 hectares. Foram visitados os locais onde é feito o processo de preparo da área, gradagem do solo e plantio da mandioca, este já com plantadeira/adubadeira, sendo todas essas fases mecanizadas. Na oportunidade a equipe também visitou a casa de farinha, onde é realizado o processamento da produção de farinha tipo ova, que é considerada um produto de excelente qualidade e que faz parte da alimentação diária de muitos amazonenses. A equipe retornou para Rio Preto da Eva no dia 31 de outubro, juntamentecomo produtor, Nixon, que acompanhou o grupo até o Assentamento do P.A. Iporá, onde fica localizado a Agroindústria de beneficiamento de farinha no município que, realiza semelhante atividade desde 2010, seu plantio atual previsto para 2012, é de 50 hectares, cujo foram financiados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Conforme o gerente da Unidade Local do IDAM, Jose Maria Frade Junior, o produtor, Nixon, conheceu como é realizado o desenvolvimento da atividade de cultivo da mandioca em Rio Preto da Eva, como é feito a preparação de áreas a partir da retroescavadeira na capoeira e posteriormente gradagem pesada, aplicação de calcário e, incorporação com grade niveladora. Com todo esse processo já foi possível deixar áreas prontas para plantio a partir de dezembro deste ano. “O interessante do intercambio é poder proporcionar aos participantes, troca de experiências vivenciadas no dia a dia, na realização de atividades voltadas para a produção de farinha”, finalizou Frade.