Agricultores Familiares de São Sebastião do Uatumã participam de Intercâmbio

Vinte e nove agricultores familiares das comunidades de Santana (rio Uatumã), Santa Helena (rio Maripá) e estrada da Integração eBoa Esperança,município de São Sebastião do Uatumã, participaram, no último dia 30, sexta-feira, de um intercâmbio no município de Urucará, atendendo a Meta do Contrato 124/2010 MDA/IDAM.
Segundo o gerente de Produção Vegetal, Pedro Benício, o objetivo foi conhecer e trocar experiências sobre a importância da Gestão Social como mecanismo de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar.
A programação constou de visitas a empreendimentos e atividades como: Conhecimento de Experiências da AMPAC (Associação de Mulheres Produtoras de Artesanato em Cerâmica) localizada na Comunidade Boa Esperança e da AGROFRUT (Cooperativa Agrofrutíferas os Produtores de Urucará) onde foram destacados os desafios da gestão, as oportunidades de negócio no cenário nacional e internacional e os avanços que as organizações obtiveram; Visita a Unidade Produtiva de Farinha Semi-mecanizada com capacidade produtiva de 1.150 kg de farinha por semana; Visita a um agricultor familiar com experiência no cultivo do guaraná em sistema orgânico, o qual trocou experiências com agricultores de São Sebastião que também trabalham com a cultura; Visita a Unidade Demonstrativa de Meliponicultura, onde os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer uma alternativa econômica que visa um incremento de sua renda. Atualmente a AGROFRUT possui 50 associados, beneficiandocem famílias. A maneira da Cooperativa gerir os negócios é pautada na Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR) que transforma intenções estratégicas em resultados concretos. Agrega recursos e competências à carteira de projetos e, com o gerenciamento e monitoramento em tempo real, acelera a execução das ações e faz acontecer os resultados pactuados. A avaliação sistemática amplia a aprendizagem organizacional e a comunicação de resultados. Uma das vantagens da AGROFRUT é a manutenção do preço aos seus associados. O evento foi coordenado pelos técnicos do escritório central e das Unidades Locais de São Sebastião e Urucará, além do apoio das referidas prefeituras e dos agricultores familiares.