Agricultores participam de Dia de Campo em Borba

A Unidade Local do IDAM/Borba realizou na última sexta-feira, 02, seu primeiro dia de Campo sobre Boas Práticas de Manejo da Castanha-do-Brasil, na comunidade Santa Clara-Paraná do Madeirinha, situada Rio Madeira-alto, zona rural do município, com a participação de 80 agricultores familiares de dez comunidades rurais. A metodologia realizada fez parte das metas da Chamada Pública MDA/IDAM Nº. 123/2010, e teve por objetivo proporcionar a troca de conhecimentos, informação, motivação e aspectos educacionais aos Povos, Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares – PCTAFs da região de Borba, sobre as boas práticas de manejo da Castanha do Brasil, de forma a incentivar a adoção das boas práticas de manejo possibilitando a melhoria da qualidade da castanha produzida e, consequentemente, propiciar a ampliação de renda aos extrativistas coletores de castanha. Na ocasião, os agricultores beneficiários do contrato nº 123/2010 – Chamada Pública do Território da Cidadania do Madeira do Município de Borba, receberam informações sobre a importância nutricional, aspectos econômicos, mercado consumidor, exigências fitossanitárias, padrões de qualidade, e outros assuntos referentes à cadeia produtiva da Castanha do Brasil, bem como a troca de experiências entre os agroextrativistas que atuam na atividade. De acordo com a gerente de Apoio a Produção Florestal Não Madeireira do IDAM, Nadiele Pacheco, grande parte da população mundial tem despertado para a importância de se consumir alimentos saudáveis e do emprego de estilos de produção que preservem o meio ambiente. “Dessa forma, esse trabalho visa a aquisição de um produto com padrões de qualidade e que valorize os recursos da floresta com sustentabilidade”, disse ela. O evento constou ainda de sorteios de motores rabetas e outros brindes ofertados pelos comerciantes locais em seguida, programação esportiva e festa dançante. Além dos agricultores beneficiários da Chamada pública, participaram do evento o deputado estadual, Chico Preto, executor do escritório Local do INCRA, Carlos Alberto de Menezes, o prefeitoCareca Holanda, presidente da Câmara Municipal, gerente da Unidade Local, José Tarcísio da Silva e Sousa e todo corpo técnico e administrativo do IDAM/Borba e demais autoridades locais e lideranças comunitárias .