Amazonas inicia Campanha contra a Febre Aftosa

Acontece amanhã, 6 , a abertura oficial da Campanha contra a Febre Aftosa 2011.O evento que terá início as 9h ocorrerá no município de Iranduba na fazenda Geni , localizada na comunidade São Sebastião e contará com a presença do Secretário de Produção Rural , Eron Bezerra,que realizará a abertura , e com a participação do Diretor Presidente do Idam , Edmar Vizolli e do Diretor da Codesav , Sérgio Muniz.
A Campanha que é uma parceria do Governo do Estado do Amazonas com o Ministério da Agricultura , Pecuária e Abastecimento ( Mapa),tem como objetivo erradicar a febre aftosa no estado. Sob a coordenação da SEPROR/CODESAV/IDAM a campanha ocorrerá em duas etapas , nos meses de maio e novembro.
A primeira iniciada no dia 1 de maio, irá ocorrer no período de 30 dias,finalizando suas atividades no dia 31.Para adquirir as vacinas, os agricultores familiares deverão ir as unidades locais do Idam de seus municípios , onde poderão comprar a dose das vacinas. Após a vacinação do rebanho , os agricultores devem declarar a vacinação junto a Codesav , em seu município , até o dia 15 de junho. A segunda etapa ocorrerá no período de 1 a 30 de novembro e tem como finalidade vacinar os municípios restantes. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) está participando da Campanha,colaborando nos processos de logística e distribuição das vacinas aos municípios do estado. Tendo em vista as grandes distâncias de alguns municípios em relação à capital , Manaus , o transporte e distribuição das vacinas é realizado via terrestre , aéreo e fluvial , e conta com a colaboração dos técnicos , agrônomos e médicos veterinários das unidades locais do Idamque estão participando do processo de distribuição das vacinas.
Para o engenheiro agrônomo do Idam Central , Sebastião Mendonça , a Campanha da Febre Aftosa é um importante passo para que o Amazonas possa erradicar o vírus , tornando o estado uma área livre da febre aftosa.