Amazonas Rural estimula agricultores de Rio Preto da Eva com apoio ao escoamento

Oprograma Amazonas Rural abre novas expectativas para os produtores rurais da Região Metropolitana de Manaus. Os investimentos na área de infraestrutura para escoamento da produção, que fazem parte do programa, atenderão comunidades como a José Lindoso, que reúne mais de 100 famílias que vivem da agricultura, no município de Rio Preto da Eva, a 80 quilômetros de Manaus. De acordo com a Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror), as obras de pavimentação do ramal ZF9, que serve a comunidade, vão iniciar nesta quarta-feira, 22 de agosto, e, até o final deste ano, toda a estrada estará em boas condições de tráfego. Para o ano de 2012, o Governo do Amazonas prevê a recuperação de aproximadamente 1.500 quilômetros de vicinais em todo o Estado, beneficiando 78 mil famílias e gerando 56 mil empregos. As obras fazem parte das ações do Amazonas Rural, que projeta investimento na ordem de R$ 1 bilhão (sendo R$ 100 milhões por parte do governo estadual, R$ 200 milhões de parceiros públicos e R$ 700 milhões da iniciativa privada). Durante lançamento em julho, o governador Omar Aziz anunciou, ainda, um pacote de R$ 600 milhões para obras de infraestrutura no interior do Estado, que inclui construção de estradas e vicinais, portos e melhoria na infraestrutura das cidades. A comunidade José Lindoso mantém 38 hectares de cultivo de fruticultura (banana, laranja), além de cheiro verde e pimenta de cheiro, por meio da Associação de Produtores Rurais da Comunidade José Lindoso. Toda a produção abastece as feiras regionais dos produtores na capital e o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) do Governo do Estado. A Associação escoa uma média de 20 toneladas de produtos por semana para as feiras regionais dos produtores, que são coordenadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), e das feiras da Sepror, na Expoagro. Anualmente são produzidas 40 toneladas de banana, por hectare, na associação que conta com 27 produtores de banana. O estímulo ao setor rural faz parte da política do governador Omar Aziz para ampliar o leque de oportunidades aos produtores do interior. O programa conta também com importante papel da primeira-dama, Nejmi Aziz, que tem trabalhado em apoio feirantes, visando a padronização e organização das feiras de Manaus que recebem os produtos vindos do interior. Superação – A expressiva produção na comunidade José Lindoso existe há mais de dois anos. Anteriormente, a associação produzia carvão vegetal e, por conta das normas ambientais, teve que paralisar a comercialização do produto. As dificuldades bateram as portas de muitas famílias que tiravam o sustento dessa atividade. Os problemas passaram a ter solução quando os associados buscaram auxílio do Governo Estadual, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), que concederam apoio por meio do crédito, na assistência técnica e na comercialização. A meta dos associados é chegar aos 78 hectares de produção com o apoio do Amazonas Rural. Hoje a comunidade tem orgulho de estar entre os melhores fornecedores de produtos para o Preme, segundo a ADS. “Foram dois anos e meio de muita luta e trabalho, dedicação, determinação de todos. Agradecemos ao governador pela atenção especial para nossa comunidade”, disse Arildo Ramos, presidente da associação. Para o casal de produtores de banana, Júlio e Raimunda Ferreira, os incentivos do Governo do Amazonas são primordiais para o crescimento da produção nas hortas e na renda familiar. “As feiras e a merenda escolar tiraram a gente de muitas dificuldades. E com o apoio que temos podemos planejar melhor nossa vida e o trabalho com a associação. Com o Amazonas Rural queremos aumentar nossa produção de banana”, disse Júlio Ferreira.