Asbraer realiza encontro com lideranças da região Norte

Dirigentes dos órgãos de Assistência Técnica da região Norte estiveram reunidos ontem, 11 de dezembro, em Manaus para discutir sobre o fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, no contexto da economia nacional. O evento foi o primeiro, de uma série que a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural – Asbraer vem realizando em todo o Brasil. A solenidade de abertura teve a participação do vice-presidente da Asbraer, Júlio Zoé, do secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, presidente do Idam, Edimar Vizolli, presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável, Valdelino Cavalcante e da diretora da Asbraer/região Norte e que também preside a Emater/PA, Cleide Amorim, além dos dirigentes da Emateres de Rondônia, Amapá, Tocantins e a diretoria do Idam. De acordo com Cleide Amorim, existe, hoje, uma preocupação em todas as entidades oficiais de ATER com relação ao fortalecimento da extensão rural pública e, neste sentido, a junção de esforços para discutir os rumos da ATER oficial, se pauta principalmente numa conjuntura que está discutindo as condições para a criação de um Sistema Nacional de ATER e o desafio de operacionalização das chamadas públicas com todo o seu arcabouço. Segundo a presidente, algumas questões ainda precisam ser alinhadas para que, de fato, a efetivação da extensão rural pública seja fortalecida.
A perspectiva é que haja inclusão social das milhares de famílias de agricultores e agricultoras familiares. “A reunião dos dirigentes da ATER oficial da Região Norte foi uma oportunidade ímpar que pretende dar conta de questões que são comuns, mas que, no entanto, ocorrem de modo e contextos diferenciados nos 07 estados que compõem a região norte”, ressaltou Cleide. Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam, Edimar Vizolli, o evento foi considerado positivo, porque além da troca de experiência entre as entidades, os dirigentes colocarão em ação os encaminhamentos feitos na reunião, visando dar maior ênfase para os protagonistas do setor primário.