Associação comunitária é fundada na Resex Canutama

No último final de semana, os extrativistas do município de Canutama ganharam mais uma força no que diz respeito a representatividade desta classe. Isso porque foi fundada uma Associação Comunitária dentro da Reserva Extrativista (Resex)Canutama, que terá como integrantes os extrativistas da reserva como também de outras comunidades extrativistas locais. A cerimônia de fundação da associação ocorreu na comunidade do Carmo.

A fundação de associação foi promovida pela Unidade Local (Unloc) de Canutama, que há dois anos realiza ações que visem estimular os extrativistas a criarem uma associação. Estavam presentes no evento representantes de entidades e associações de Canutama, bem como autoridades políticas do município.
Segundo o gerente da Unloc de Canutama, João Batista Gomes do Nascimento,estavam presentes no evento mais de 300 representantes de delegações das seguintes comunidades: Paisse, Glória, Forte Veneza, Bacadarú, Sacado, Vista Alegre, Paraíso, Santa Cora, Santa, Santa Maria, Nova Vista, São Tomé, Carmo, Santa Bárbara, São Gerônimo, Mapiarí, Estirão, Nazaré, Açaituba, Marí e Arraial.

Ainda segundo o gerente, a fundação da Asssociação é um marco histórico para os extrativista da região,e tornou-se realidade graças ao trabalho desenvolvido pelo Idam em parceria com o Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), a Paróquia São João Batista, e do apoioda Prefeitura e das Secretarias de Produção e Meio Ambiente do município.