Benjamin Constant: Piscicultura familiar atende a 25 Programas Sociais.

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Associação dos Piscicultores e o apoio da Prefeitura Municipal de Benjamin Constant conquistaram um importante incentivo a piscicultura no município. Essa conquista é resultante do contrato firmado com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que vem destinando o excedente da produção dos piscicultores a 7.300 famílias locais São alimento frescos e de qualidade, garantindo a segurança de pessoas carentes com a comercialização de 33 toneladas de tambaqui curumim no valor de R$ 150,000.
O convênio foi firmado por meio da modalidade Compra Antecipada com Doação Simultânea Nessa modalidade o Programa adquire o produto para que seja doado nas comunidades que apresentam situação de insegurança alimentar e nutricional, beneficiando cerca de 30 piscicultores e mais de 25 entidades sociais entre elas: creches, casa de apoio a mãe gestante, hospitais, delegacias, programas sociais da Prefeitura, Irmão Sol, Casa de apoio aos hansenianos, Casa do índio e entidades religiosas. Segundo a Gerente da Unidade do Idam em Benjamin Constant Andréa de Lima Ribeiro, “essa comercialização é de suma importância para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado, pois é uma atividade que está dando certo e os piscicultores estão otimistas em aumentar a produção para 2010”, enfatiza.
Para a engenheira de pesca Monaliza Takahashi, “o convênio com esse Programa tem ajudado os piscicultores a manter a atividade no município, uma vez que a pesca ainda é a maior responsável pela produção de pescado nas feiras e os insumos para o cultivo de peixes são elevados na região”. Quem confirma esses resultados é o piscicultor Antônio Rodrigues dos Santos que diz que essa parceria já proporcionou aumento na renda dos piscicultores em curto período de tempo. Em seu depoimento o Sr. Antônio fez questão de agradecer o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal nessa conquista, que pra ele é uma vitória.