Beruri: Governo libera recursos para agricultores

O Governo do Estado realizou nesta quarta, 20, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas – ADS e do Idam, o pagamento da subvenção de fibras (malva e juta) no valor de R$ 27.138,16, referente a safra 2009/2010 a 17 agricultores familiares do município.
O pagamento foi efetuado pelo funcionário da ADS, Willis Vieira que na oportunidade argumentou sobre o número de agricultores beneficiados. “A tendência é aumentar esse número em função da produção de fibras no município. Muitos agricultores deixam de receber a subvenção porque não estão enquadrados no programa devido a falta da documentação necessária e por não terem nota fiscal da comercialização do produto”, finalizou . Segundo o Gerente da Unloc, Izaque Epifânio esta é a primeira vez que o pagamento é realizado no município. “Anteriormente os agricultores recebiam a subvenção em Manacapuru. Além desta novidade, o Idam vai elaborar um mapeamento de todas as áreas produtoras de fibra no município especificando comunidade, agricultor e área plantada. Com essas informações será possível mostrar a produção de fibras do município e também servirá de subsídio para tomada de decisão quanto ao crédito rural, fomento agrícola (distribuição de sementes) e pagamento da subvenção. A produção de fibra mais expressiva no município é a malva. A juta vem em segundo plano. As áreas ocupadas com o cultivo de malva são as várzeas próprias para esta atividade, o que não agride o meio ambiente porque não implica na derrubada da floresta”, esclareceu o gerente.
Para a agricultora familiar Socorro Macedo de Souza, residente na comunidade Boca do Beruri, esse dinheiro chegou no momento certo. “Agora que começou a vazante do rio é hora de iniciar um novo plantio de malva e o dinheiro ajudará no pagamento de trabalhadores e na manutenção da nossa família durante a formação da nova lavoura”.