BORBA BENEFICIADA COM AÇÕES DO PROGRAMA FIQUE LEGAL II.

A Unidade Local de Borba por meio dos técnicos Rosinei Sousa da Silva- Engenheiro Agrônomo e Glauber de Souza Ferreira participou juntamente com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável SDS, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), da Secretaria de Estado do Trabalho (SETRAB), Secretaria Municipal de Produção Rural e Abastecimento (SEMPRA), e de outros órgãos municipais de uma reunião para discutir as ações do Programa. O evento está sendo realizado na sede da Casa do Romeiro, e conta com a participação de cerca de 80 (oitenta) moveleiros extrativistas de plano de manejo e artesãos, entre homens, mulheres e jovens. As ações do programa “Fique Legal II” tem por objetivo dar seguimento às atividades integradas de aprimoramento da gestão ambiental e empreendedora no Estado do Amazonas. Tem como público produtores florestais e extrativistas, populações tradicionais e ribeirinhas, agricultores familiares, associações e cooperativas, pequenos empreendedores madeireiros e do setor mobiliário além de pequenos e médios empreendedores comercias. De acordo com a programação no município, o IPAAM atuará na orientação dos procedimentos para o licenciamento das atividades florestais. A SETRAB/NAE na orientação na legalização de empresas de forma simples e rápida, contribuindo para o empreendorismo. A SDS orientará sobre comercialização de produtos florestais madeireiros e não madeireiros. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) atuará na orientação e assistência técnica em manejos florestais. Além desses serviços serão ofertados a emissão de carteirinhas de artesãos e visitas as movelarias do município. Representante do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), o senhor Sidney Rudhjá Barbosa elogiou a iniciativa da Unidade Local em não medir esforços para obter liberações de licenciamentos para planos de manejo no município. Segundo o moveleiro Juscelino Parente da Silva “Uma oportunidade como esta é impar, pois a vinda dessas pessoas é a certeza de que as coisas estão sendo encaminhadas e que, num futuro bem próximo, todos os planos de manejo serão liberados e assim poderemos trabalhar de acordo com as leis ambientais”.