Campanha contra aftosa é realizada com palestras e orientações

campanha de vacinação
Pecuaristas recebendo orientações sobre o manuseio da vacina

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa lançada ontem (1º), em algumas regiões do Estado, teve inicio com palestras e orientações sobre a importância da vacinação. Em Borba (a 151 km de Manaus), o evento aconteceu na propriedade da pecuarista Maria Moreira Rodrigues, situada na estrada Borba Mapiá, km, 8.

A palestra foi ministrada pelo técnico da Adaf, Raimundo Marques e o engenheiro agrônomo do IDAM/Borba, Rosinei Silva. Pontos importantes como, manejo adequado do rebanho e cuidados com o armazenamento da vacina foram abordados durante o evento.

campanha contra aftosa
Aplicação da vacina

Na ocasião, a equipe técnica do IDAM ainda realizou uma Demonstração de Método (DM) cujo objetivo foi mostrar aos pecuaristas locais a forma correta de manusear a pistola, escolha da agulha e local ideal para aplicação da vacina. “É importante demonstrar os procedimentos adequados para a vacinação, uma vez que quando aplicada sem o cuidado necessário, a vacina pode não fazer efeito”, orientou Silva.

Já no município de Parintins, a palestra foi ministrada pela médica veterinária da Adaf, Natasha Barreto e pelo médico veterinário do IDAM / Parintins, Otacílio Neto.

Campanha contra febre aftosa
Pecuaristas de Parintins participando da palestra sobre a importância da vacinação

Para Otacílio, a palestra foi de grande importância, principalmente, para incentivar os pecuaristas a manter em dias a vacinação do rebanho bovino e bubalino.

Vale destacar, que o impacto econômico causado pela ocorrência da febre aftosa é grande, podendo acarretar sérios prejuízos, uma vez que o município fica interditado, o trânsito e a comercialização de vegetais e de animais, seus produtos e subprodutos (carne, leite, queijo, couro) ficam proibidos, e as exportações de carne do país são gravemente afetadas.

Demonstração de Método – Propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a “fazer fazendo”.