Campanha deve vacinar mais de 800 mil cabeças de gado

Bastam apenas duas doses para a saúde do rebanho ficar garantida durante o ano. E o governo do Estado, por meio do IDAM, Sepror e Codesav, já está em ação, desde 1o. de novembro,para vacinar mais de 880 mil cabeças durante a 2ª. Etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que encerra no dia30 deste mês. Com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a ideia é mudar o status sanitário do rebanho, de alto para médio risco. Graças ao serviço de assistência técnica e defesa sanitária animal do Estado os criadores de gado são orientados, periodicamente, sobre a necessidade da vacinação do rebanho, conforme Lei Estadual 2.923, de 27 de outubro de 2004. Quem descumprir a lei, ou seja, não vacinar o rebanho, está sujeito a multas e penalidades graves. Além disso, o impacto econômico causado pela ocorrência da febre aftosa é de grandes proporções, principalmente porque o município fica interditado; o trânsito e a comercialização de vegetais e de animais, seus produtos e subprodutos (carne, leite, queijo, couro) ficam proibidos; e as exportações de carne do país são gravemente afetadas. Todo o rebanho vacinado na primeira etapa da campanha, ocorrida no mês de maio deste ano, deve receber a segunda dose (reforço). Consequentemente, o criador deve apresentar o recibo da aquisição da vacina e a relação dos animais vacinados (por categoria) à Codesav, para notificação. Caso contrário, ele não poderá receber o Guia de Trânsito Animal (GTA), exigido no momento da comercialização. Orebanho bovino do Amazonas, apesar de ser relativamente pequeno comparado ao rebanho do país, está com o risco da febre aftosa controlada através da vacinação. “Esse controle garante que a população adquira alimentos saudáveis para o consumo”, disse o presidente doIDAM, Edimar Vizolli.