Careiro da Várzea iniciará a exportação de peixes ornamentais

A atividade de piscicultura estáconquistando novos horizontes no município do Careiro da Várzea. Isso por que, neste ano, a Cooperativa dos Piscicultores e Aquicultores do Careiro da Várzea ( Coopacarv) iniciaráa exportação de peixes ornamentais, tanto a nível nacional, como internacional. A cooperativa conta atualmente com trinta e seis associados,recebeu na última sexta-feira, 20, o Certificado de Regularidade do Sistema OCB/Sescoop-AM (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas), que confere a Coopacarv reconhecimento a nível regional.
Segundo MarcosSilveira, presidente da Coopacarv,são capturados cerca de dez mil unidades de peixe ornamental por temporada (de agosto a janeiro), número este suficiente para atender o mercado. O processo de comercialização do peixe para Manaus é realizado por uma empresa particular, no entanto, segundo Silveira, já há interesse de empresas paraenses para a compra e comercialização dos peixes ornamentais. Vale ressaltar, que além dos peixes ornamentais, também há a produção de tambaquis, matrinxâ e pirarucu, destinados ao abastecimento domercado local. Segundo informação da cooperativa, são comercializadas 10 toneladas de tambaqui por ano.
O IDAM, por meio de sua Unidade Local (Unloc) no Careiro da Várzea, faz parte desta conquista. Por meio de ações, como cursos, palestras e demais atividades de assistência técnica e extensão rural (ater), a equipe técnica do IDAM levou a Coopacarv e seus associados novos técnicas e conhecimentos sobre piscicultura, aquicultura eassociativismos, fatos estes, que contribuíram de forma significativa para o status do município, que hoje, é o segundo maior produtor der peixes ornamentais do Estado.