Casa de farinha semimecanizada é inaugurada em Presidente Figuei

Aconteceu nesta segunda feira, 12 de novembro, a inauguração da casa de farinha semimecanizada, que fica situada na BR -74, km 180, ramal do Paulista, em Presidente Figueiredo (a 117 km de Manaus). O evento foi promovido pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema). A construção da casa de farinha contou com recursos cedidos pelo Governo do Estado para a compra de equipamentos utilizados na produção da matéria-prima, em parceria com a Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, que destinou recursos para a construção da nova casa. Segundo o gerente da Unidade Local do Idam, Jose Maria Ramos de Souza, a casa de farinha, vai sem dúvida incentivar agricultores familiares a produzirem a matéria-prima com melhor qualidade, além de valorizar o espírito associativista dos comunitários, servindo também de modelo e suporte físico para a capacitação de agricultores familiares. “A princípio a casa de farinha foi construída, devido à necessidade coletiva dos agricultores no desenvolvimento da atividade, agora eles terão meios para produzir a matéria-prima com qualidade para o mercado consumidor e também para seu próprio consumo”, destacou Jose Maria. Grupos de trabalho – A utilização da nova ferramenta de trabalho será feita da seguinte forma: a Unidade Local do Idam dividirá as famílias em grupos, onde as mesmas utilizarão a casa de farinha na semana em que estiver agendado na programação, dando assim oportunidade e beneficiando todas as famílias existentes na região que trabalham com a atividade e aquelas que desejam iniciar no ramo. Todos os agricultores familiares que trabalham com a atividade e que passarão a produzir na nova casa de farinha também serão orientados pela equipe técnica do Idam, que é responsável pelo direcionamento e acompanhamento do processo. De acordo com um levantamento feito pela equipe técnica do Idam no município, existem 23 famílias que trabalham com a produção de farinha.