Comitiva do Idam e Sepror participam de Dia no Campo

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso, o secretário executivo adjunto da Sepror, Airton Schneider, o diretor técnico do Idam, Luiz Herval, entre outros colaboradores do Sistema Sepror participaram de um Dia no Campo na última sexta-feira (10/07). A comitiva visitou o escritório da unidade local do Instituto em Presidente Figueiredo, a Fazenda Jayoro, a Estação Experimental da Comissão Executiva do Plano Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Fazenda Escola da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ambas na BR-174.

Na avaliação do presidente do Idam, a Unloc do Idam em Presidente Figueiredo, sob a direção do gerente, Luiz Aldiney, passa por um momento de recuperação junto à comunidade, com perspectivas altamente positivas e aumentando as possibilidades de geração de ocupação e renda no meio rural do município.

Na usina Jayoro, a comitiva foi recebida pelo engenheiro agrônomo Fabrício Fregonezi e visitou o plantio de cana-de-açúcar e acompanhou a colheita mecanizada com equipamentos de elevada eficiência.  O grupo conheceu também as boas práticas agrícolas e de conservação ambiental da usina.

O agrônomo apresentou ao grupo dados da Jayoro abordando aspectos pedológicos, fisiológicos da cana-de-açúcar e o manejo da lavoura. Vale destacar que Fregonezi acumula 12 anos de trabalho em projeto agroindustrial nas condições amazônicas e tem suporte científico da Embrapa e de consultores especializados.

O presidente do Idam destaca ainda que o Instituto mantém estreita relação com a Jayoro, intercambiando informações e, recebendo material botânico para fomento da agricultura familiar como, por exemplo, 14 mil mudas de guaraná recebidas e já distribuídas aos produtores no Estado.

Ceplac – Na Estação Rio Negro (ERNEG) da Ceplac, Valdenor e a comitiva visitaram as instalações da unidade que, segundo o presidente, está em excelente estado de conservação. Especialmente o alojamento com capacidade de hospedar até quarenta técnicos quando em treinamento. Vale acrescentar que Valdenor trabalhou por mais de 30 anos na Ceplac.

No local foram visitados sete hectares de banco de germoplasma de espécies frutíferas e florestais, em fase de produção de propágulos; a área de coleção de clones de seringueiras tolerantes ao fungo Microcyclus Uley e o material produzido na Ceplac Bahia.

Também foram visitadas as vitrines tecnológicas do cultivo do cacaueiro em Sistemas Agroflorestais (SAFs), com queimada e sem queimada, implantados com até 16 espécies por hectare, entre espécies provisórias e permanentes. “Este é um trabalho maravilhoso idealizado pela Equipe da Ceplac liderado pelo fisiologista vegetal dr. Manfred Miller e executado pelo técnico Geraldo Alizio e a especializada equipe de campo”, acrescentou Valdenor Cardoso.

Fazenda – Na Fazenda Escola da Ufam, o presidente do Idam se sentiu surpreso com a bela estrutura física-pedagógica de alojamentos, laboratórios e salas de aula nas áreas de piscicultura, grandes e pequenos animais.

A equipe do Idam visitou as instalações discutindo futuras e breves parcerias com a UFAM na perspectiva de potencializar o fomento agropecuário com produtos de alta qualidade genética, a exemplo do Platel de Búfalos recebidos da Embrapa- Pará para fomentar a bubalinocultura leiteira.

Na avaliação do presidente Valdenor, o Dia no Campo foi bastante virtuoso, com perspectivas positivas de avanços no curto prazo.