Conferência realizada em Borba teve saldo positivo

No último dia 28, terça-feira, a Unidade Local de Borba realizou a 1ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural. O evento teve como tema “ATER para a Agricultura Familiar, Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Amazonas Rural.” A conferência foi coordenada pela Comissão Executiva, constituída por representantes de classe como o Idam, Incra, Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento – Sempra, além de Sindicatos e Associação de Agricultores Rurais. A Conferência Municipal é uma ação promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural – Sepror e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam. E serviu para elencar as proposições para auxiliar a Conferência Estadual a será realizada em Manaus,a culminando com a 1ª Conferência Nacional de ATER, que será realizado em Brasília. Na abertura, os participantes discutiram temas como: Combate a Pobreza rural; Segurança e Soberania Alimentar; Sistemas de Produção Sustentável; Geração de Renda e Agregação de Valor. Assistência técnica de melhor qualidade e proporcional; garantia de mercado para o escoamento da produção; capacitação técnica para os agricultores; organização por parte dos agricultores; regularização fundiária; adoção de novas tecnologias; adequação as novas leis e normas ambientais; utilizar melhor os recursos da floresta dentre outras. Estas foram as principais reivindicações apontadas pelos 48 participantes que representavam Sindicatos, Associações, Instituições Governamentais e agricultores familiares. De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM, José Tarcísio da Silva e Sousa, a Conferência Municipal alcançou a meta, pois todas as entidades participantes e envolvidas no setor primário municipal tiveram a oportunidade de discutir sobre a Ater. Já para o Engenheiro Agrônomo da Unidade Local, Rosinei Sousa da Silva esta 1ª Conferência Municipal de ATER serviu para que os representantes de entidades e Agricultores Familiares tivessem a oportunidade de estarem convencidos e conscientes de que a Conferência Municipal sobre ATER é uma referência para a solidificação da Agricultura Familiar, uma tomada de atitude coesa e um ponto de partida para o Desenvolvimento Rural Sustentável do Município. Na oportunidade, foram eleitos dois delegados para participarem da 1ª Conferência Estadual de ATER. Eles têm a obrigação de defender os pontos aprovados pelos participantes durante a plenária da Conferência Municipal.