Convênio 212/05MIN “Promeso I” gera resultados positivos.

Foram concluídas com sucessos todas as metas ,fases e atividades planejadas e executadas durante o Convênio 212/05MIN “Promeso I”. O Convênio que está sendo encerrado pelo Idam ( Datef), por meio do Ministério da Integração, objetivou a promoção da sustentabilidade de espaços sub-regionais, através do desenvolvimento econômico e social das comunidades localizadas nas áreas de atuação do convênio.
Como resultado das atividades desenvolvidas durante o convênio, foi criada a Federação dos Manejadores Florestal sustentáveis do Alto Solimões (Femasol). Tal ação teve como objetivo a unificação dos produtores da cadeia madereira da meso região do alto solimões, visando uma maior discussão e capacitação das nove associações integrantes da Femasol, sendo elas subdividas em: Polo I, (Atalaia do Norte ,Benjamin Constant e Tabatinga) no Polo II, ( São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Iça e Tonatins) e no Polo III (Jutaí e Fonte Boa).
Com a criação dessa Federação, houve por parte dos integrantes da Femasolum refortalecimento na organização social e compromisso com a temáticatrabalhada pelo convênio. Por meio do convênio, cerca de 250 produtores, ligados diretamente a cadeia produtiva ( associações) tiveram acesso a cursos de capacitação nas áreas de Gerenciamento de Associações, Gerenciamento em Projetos Comunitários ,Gerenciamento de Negóciose Beneficiamento da madeira em serrarias portais.
Os resultados positivos obtidos por meio das ações desenvolvidas pelo “Promeso I” solidificam ainda mais os objetivos pretendidos pelo convênio , que visa a geração de empreendimentos produtivos nos espaços sub- regionais intregados as questões de melhoria da qualidade de vida e infra-estrutura social das comunidades localizadas nesses espaços.