Curso de Boas Práticas de Manejo da Castanha em Coari gera resultados positivos.

Orientar os castanheiros sobre as boas práticas de manejo da castanha do brasil e proporcionar um intercâmbio técnico e sócio cultural entre os produtores de castanhas da região. Esses foram os objetivos do curso de Boas Práticas de Manejo da Castanha do Brasil, realizado nos dias 14 e 15 de dezembro no município de Coari.Promovido pela Unidade Local do IDAM de Coari com apoio da Secretaria de Agricultura e Infreestrutura – SAFRAR, o evento contou com a participação de trinta (30) castanheiros localizados nos Rios Copeá, Mamiá e Pioriní e foi ministrado pela Engenheira Florestal da Gerência de Apoio à Produção Florestal Não-madeireira, Nadiele Pacheco.
Dentre os temas abordados no curso estava a questão da aflatoxina, ataque de fungos à castanha que gera doenças ao homem após ingestão do alimento contaminado. Nesse sentido foram mostradas medidas preventivas que o castanheiro pode adotar para evitar o contágio.
Para Nadiele Pacheco , a capacitação foi bastante proveitosa, sobretudo no aspecto de mostrar aos extrativistas que podem produzir uma castanha de qualidade agregando valor ao produto, desde que adotem as boas práticas de manejo da castanha do brasil.