Curso facilita criação de piscicultura em Tonantins

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – Idam/Tonantins em parceria com a Secretaria Municipal de Produção realizou no último final de semana, um Curso sobre Criação Intensiva de Matrinxã em Canal de Igarapé. O evento realizado na comunidade Santa Lúcia, teve a participação de seis comunidades e foi ministrado pelo engenheiro de pesca, José Maria Batista Damasceno, que também é responsável pelo Projeto Manejo de lagos, no município. De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam (Unloc), Áureo Enrique, a demanda surgiu devido à ausência de lagos nas comunidades de terra firme. Ele ressaltou que 80 por cento dos lagos do município são de manejo e cercadas por áreas indígenas, o que impossibilita a pesca comercial. A ideia é que a partir deste ano, os agricultores intensifiquem a atividade, levando sempre em conta a preocupação com o meio ambiente. Conforme o gerente, as comunidades irão trabalhar em mutirão e o primeiro está previsto para acontecer amanhã, 16, na comunidade Santa Lúcia.