Desenvolvimento do setor primário em São Sebastião do Uatumã é pauta de reunião

Sistemas de produção sustentável, crédito rural e economia local. Estes foram alguns dos temas discutidos na reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 16, na sede da Prefeitura Municipal em São Sebastião do Uatumã. Estiveram reunidos a prefeita em exercício do município, Cleide da Silva Neves e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O encontro teve como objetivorelacionar as ações do Idam com intuito de fomentar e fortalecer o setor primário por meio dos serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Florestal (Ater) na região. Na ocasião o gerente da Unidade Local, Pedro Castro da Silva,relacionou as atividades de Aterrealizadas em cada área de atuação do município, eressaltou as atividades a serem desenvolvidas em 2013, contidas no Plano Operativo da Unidade Local, inclusivea inauguração de um novo prédio da Unidade na sede do município e a reestruturação do Posto avançado (Base de Atendimento para Ater) na comunidade de Santana, além da ideia de ampliar a parceria com a Unidade Local/Urucará. Para a prefeita em exercício, Cleide Neves, o Idam exerce papel fundamental para o desenvolvimento sustentável de São Sebastião do Uatumã. “Através da parceria com o Idam é possível desenvolver novos projetos para o município, e assim, obtermos todas as possibilidades de acessar recursos financeiros para investir na agricultura familiar, visando sempre aumentar a produção de alimentos e geração de renda nas comunidades rurais, além de valorizar a população local", afirmou. Vale destacar que o município possui um grande potencial nas cadeias produtivas como, o guaraná, camu-camu e mandioca.