Doação de Alevinos em Parintins

No último dia 21, quinta-fera, o município de Parintins (a 369 Km de Manaus) recebeudoação de 20 mil alevinos (filhotes) de tambaqui, vindos da estação de alevinagem de Balbina no município de Presidente Figueiredo (a 117Km de Manaus), destinados a 16 piscicultores da Associação dos produtores Aquicultores e Piscicultores do Projeto de Assentamento Vila Amazônia (APAPPAVA). A doação teve como objetivo contribuir com a melhoria da gestão dos empreendimentos de piscicultura em canal de igarapé e tanque escavado. “Essa distribuição foi possível mediante a parceria da Unidade local do IDAM, Instituto Federal do Amazonas (IFAM), colônia de pescadores e Prefeitura Municipal de Parintins”, ressaltou o gerente da Unidade Local do Idam de Parintins, Nilzomar Barbosa. De acordo com presidente da APAPPAVA, João Pizano, a distribuição de alevinos tem o intuito de aperfeiçoar os empreendimentos, melhorar o volume de peixes nas áreas e, aperfeiçoar as atividades desenvolvidas no dia a dia da piscicultura regional de Parintins, pois os 20 mil alevinos distribuídos poderão resultar, em um ano, aproximadamente 18 toneladas de tambaqui no mercado da cidade. Antes das doações o técnico de pesca da Unidade Local do Idam, José Cursino, prestou toda assistência técnica de manejo da prática da piscicultura dando orientações de racionamento de ração, ambientação dos alevinos, densidade nos tanques, cuidados com predadores ecriadouro propício a cada espécie de peixe.