Eirunepé: Organização Comunitária e Manejo são temas de curso

Ocorreu no período de 28 a 30 de junho, na Unidade de Conservação Estadual Reserva Rio Gregório-Ubim os cursos: “Introdução ao Manejo e Organização Comunitária”. Ambos os eventos foram realizados pela Unidade Local (Unloc) do município de Eirunepé, tendo como parceiro a Codesav. A engenheira florestal do Idam Central, Cristina Zuma Escate Lay esteve presente nos eventos, colaborando e participando da realização das atividades dos cursos.
Três dias antes do início das atividades, visita as comunidades Lago Grande Maravilha e Santo Amaro foram realizadas pelos técnicos do Idam. Na oportunidade foram distribuídas sementes de feijão, milho e arroz aos agricultores, que receberam da Unloc do Idam orientações técnicas para a plantação de milho,arroz,feijão e tabaco. Visitas a 85 famílias agrícolas foram realizadas com o objetivo de levantar informações para a elaboração do perfil socioeconômico dessas comunidades, bem como foram feitas quatro supervisões a famílias agricultores beneficiadas pelo crédito da Afeam.
Já no dia 27, na comunidade Ubim, foi realizada uma reunião com representantes das comunidades Lago Grande,Maravilha e Santo Amaro afim de socializar a realização do curso, bem como repassar informações referentes ao horário de inicío do evento ,dentre outras. Neste mesmo dia foi entreguee instalada na comunidade Ubim, um motor de luz.
Os cursos
No dia 28 de junho iniciaram-se os cursos. Em relação ao de Organização Comunitária, o mesmo contou com a participação de 23 agricultores familiares das comunidades Lago Grande,Maravilha e Santo Amaro e teve como objetivo desenvolver ações que possibilitem a organização comunitária,por meio do fortalecimento da liderança local. Palestras, dinâmicas e painéis foram as ferramentas utilizadas no processo de aprendizagem dos participantes.
O curso “ Introdução ao Manejo Florestal” teve a participação de 20 agricultores das comunidades citadas acima e teve como foco a capacitação dos interessados em trabalhar com Plano de Manejo Florestal Sustentável de Pequena Escala (PMFSPE) na RESEX Rio Gregório .Segundo a engenheira florestal Cristina Zuma, durante o curso buscou-se esclarecer as dúvidas dos agricultores familiares como: demarcações de áreas de preservação permanente de uma propriedade e áreas de uso e regularização fundiária. Na parte prática os participantes conheceram as técnicas e manuseio das ferramentas utilizadas para abertura de picadas, marcação da área, confecção das placas e marcação de pontos de coordenadas .