Em Atalaia do Norte, Idam realiza pela primeira vez curso de boas práticas na produção de farinha

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realiza, pela primeira vez, o Curso de Boas Práticas na Produção de Farinha de Mandioca e seus derivados no município de Atalaia do Norte (distante 1.138 quilômetros de Manaus). A capacitação iniciou na segunda-feira (02/08) e se encerra nesta sexta (06/08).

A ação conta com a parceria da Secretaria de Produção do Município e está sendo realizada, de forma presencial, na unidade local do Idam no município e no Sítio Canarana, localizado no Km 19 da BR-307. Participam do curso 18 agricultores familiares que integram o Projeto Prioritário de Mandioca.

De acordo com técnico em agropecuária do Idam e coordenador geral do Projeto Prioritário de Mandioca, Suzamar Santos, a capacitação tem o objetivo de qualificar os produtores de mandioca da região.

“Buscamos a melhoria e qualidade dos produtos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais e agricultores familiares”, explicou. As boas práticas permitem melhor qualidade também para tempo de prateleira, resultando em melhor preço dos produtos finais.

Entre os assuntos ministrados pelo técnico estão a higiene do local onde se produz a farinha; limpeza dos materiais e equipamentos; etapas de beneficiamento; classificação, armazenamento e comercialização.

“Além disso, durante o curso são produzidas farinha seca, d’água e mista, e alguns derivados, como o pé-de-moleque, beiju, goma e ração animal”, informou Suzamar Santos.

FOTOS: Divulgação/Idam