Em Boca do Acre, Governo do Amazonas faz capacitação em Associativismo nas comunidades

Por meio do associativismo os produtores podem concorrer em editais  e garantir a venda do que é produzido

Com o objetivo de fomentar a modalidade de associativismo dentro das comunidades rurais,  o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizou nos dias 25 e 26 de janeiro, no município Boca do Acre ( a 1.028 quilômetros de Manaus), atividades educacionais e de  capacitação em Associativismo, para diversos agricultores da região.

Dezoito representantes de comunidades distintas participaram das atividades que, além da parte documental, contou com as demonstrações lúdicas de o quanto o associativismo pode ser lucrativo para os produtores da região.  O local dos encontros foi a comunidade Maracaju 2, dentro da Reserva Extrativista (Resex) Arapixi. A atividade  foi coordenada pela Ecóloga, especialista em Agro Ecologia,  Isabelle Sucena Santos.

“A importância da capacitação é a de ajudar os comunitários, na busca de soluções para as dificuldades financeiras. Com o associativismo, eles conseguirão mais renda e qualidade de vida onde moram”, pontuou Isabelle.

Umas das ferramentas utilizadas  pela equipe técnica é a analise Swot, que traduzida do inglês significa Fofa (Fortalezas, Oportunidades, Fraqueza e Ameaças). Os próprios participantes, sob orientação, apontam os pontos a serem fortalecidos ou corrigidos, criando  um diagnóstico participativo de cada coletivo.

 “Nós, que trabalhamos na capital, temos uma ideia sobre o que deve ser feito. Mas com a  análise feita por eles mesmos entendemos que cada região, cada município, cada comunidade têm suas particularidades. Então é fundamental esse diagnóstico coletivo”, afirma Joyce Magalhães, coordenadora da Gerência de Apoio à Organizações de Produtores do Idam.

“Ninguém conhece melhor a realidade deles do que eles próprios. Então nosso papel é desenvolver essas capacidades para que eles façam de acordo com a vida que levam”, completa Magalhães.

Replicando conhecimentos

A responsável pelo encontro, Isabelle Santos, participou pela primeira vez dessa capacitação há um ano,  por meio do programa de Agente de Desenvolvimento de Organizações.

“Estamos muito felizes   com esse trabalho em Boca do Acre. Nossa colega veio a Manaus, aprendeu os conteúdos e agora está repassando aos produtores assistidos. Compartilhar conhecimentos é o caminho certo”, finaliza Joyce.

Fotos: Isabelle Santos/Idam

Texto: Ingrid Simão/Idam

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do Setor Primário, com atendimento focado nas pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas.

Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus, ao lado do campo da Ulbra. O atendimento ao público é em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus a Unidade Local está localizada na avenida Torquato Tapajós, quilômetro 17 – Santa Etelvina, próximo à barreira da cidade.

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas: Nailson Castro (99113-2311), Ártemis Cunha (98406-5021) e Antônio Barros Jr. (98145-1183).