Em Coari, Idam realiza curso para produtores sobre manipulação de frutas desidratadas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou, de 05 a 08 de outubro, o curso para produtores e manipuladores de alimentos para a produção de frutas desidratadas. O evento ocorreu na Cabocla Indústria, localizada na estrada Coari-Itapéua, município de Coari (distante 363 quilômetros de Manaus).

A produção de frutas desidratadas é uma alternativa para o aproveitamento do fruto que não apresenta atributos de qualidade para venda in natura, mas que possui qualidade sanitária para o consumo. Além de ser um processo simples, de baixo custo, fácil conservação e que resultará num produto de alto valor agregado e com demanda de mercado.

De acordo com a engenheira de alimentos do Idam, Carolina Gonçalves, existe uma grande demanda de pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, por isso a importância de o Idam realizar capacitações como essa.

“Hoje existem muitos empórios que comercializam produtos naturais e as frutas desidratadas são consideradas nichos de mercado com alta demanda, e que podem ser comercializadas a preços mais elevados que o produto in natura”, pontuou Carolina.

Durante a capacitação foram abordadas as técnicas de processamento de frutas desidratadas, boas práticas de fabricação, legislação vigente e rotulagem de alimentos embalados.