Em Eirunepé, Idam e IBGE retomam atividades de estimativas de produção agrícola

No município, as equipes avaliam a evolução da produção agrícola, extrativista, pecuária e os preços de venda ao consumidor.

As equipes colhem informações sobre a produção de alimentos e o preço dos produtos

Em Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e o Instituto  Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) retomaram a atividade de estimativas da produção agrícola realizada pela Seção de Pesquisa Agropecuária (SPA) para colher informações sobre produção e preço dos produtos.

No município, as equipes avaliam a evolução da produção agrícola, extrativista, pecuária e os preços de venda ao consumidor dos seguintes produtos: açaí, laranja, cebola, coentro, milho, limão, mamão, maracujá, abacate e graviola. A retomada das atividades ocorreu no mês de julho e será realizada a cada trimestre.

“Como tem uma determinação da presidência do Idam em participar das reuniões do IBGE, são trimestrais. Por meio do Idam que são lançados a evolução da produção agrícola, pecuária e extrativista do município como também preço de vendas dos produtos”, destacou o gerente da Unidade Local do Idam em Eirunepé, Marden Mendes.

De acordo com a pesquisa, o município possui 67 hectares de áreas plantadas de açaí, com sete em produção; Dez hectares de laranjeiras, com seis em produção; cebolinha, coentro e mamão possuem sete hectares de áreas plantadas cada; 76 hectares de milho; oito hectares de limão; cinco hectares de abacate; seis hectares de graviola; e mais seis hectares de graviola.

TEXTO: Rita Ferreira

FOTOS: Divulgação/Idam