Em Iranduba, agricultores familiares recebem Declaração de OCS e Produtores Vinculados

Emitida pelo Mapa, a obtenção do documento é possibilitada com o apoio do Idam

Por meio das capacitações disponibilizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), oito produtores rurais da comunidade Terra Preta I, localizada no Ramal Umirituba, em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), receberam, nesta sexta-feira (08/03), a Declaração de Cadastro de Organização de Controle Social (OCS).

Disponibilizada pela Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Amazonas, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a OCS chancela os produtos como orgânicos, o que é um diferencial a mais para os itens produzidos na localidade.

“Além disso, a declaração permitirá o acesso dos produtores orgânicos às políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Estadual de Regionalização da Merenda Escolar (Preme)”, disse o gerente da Gerência de Apoio à Agroecologia e Produção Orgânica (Geapo) do Idam, Mario Ono.

O gerente destacou, ainda, que as capacitações disponibilizadas pelo Idam são essenciais para a formação da OCS. Ele informou, ainda, que o instituto dispõe do Projeto Prioritário (PP) de Agroecologia e Produção Orgânica, que visa atender os agricultores familiares com os mais variados serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

“Cursos de agroecologia e produção orgânica são exemplos das capacitações oferecidas pelo Idam e contribuem para a disponibilização da declaração da OCS. A participação no Dia de Campo, uma iniciativa também do instituto, na qual o produtor tem acesso a mais conhecimento e tecnologias voltadas às mais diversas culturas, também é um fator a mais para o recebimento do documento”, pontuou Ono.

Além do gerente da Geapo, participaram da entrega da Declaração de Cadastro de Organização de Controle Social (OCS), o gerente da Unidade Local do Idam/Iranduba, Jean Frank, o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef), Luiz Rocha, e a titular da Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Amazonas, Dionísia Campos. Eles foram responsáveis pela entrega, que aconteceu na sede da comunidade São José 1, no Iranduba (distante 27 quilômetros da capital).

Informações sobre como obter a declaração podem ser obtidas nas Unidades Locais (UnLocs) e postos avançados do Idam. O documento também pode ser solicitado por meio do site www.gov.br/agricultura/pt-br .

 

Fotos: Ana Claudia Muller/Idam