Em Iranduba, Governo do Amazonas realiza intercâmbio de Meliponicultura

A atividade envolveu 50 criadores de abelhas de Rio Preto da Eva

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva, realizou um intercâmbio de meliponicultura para 50 produtores rurais do município. A atividade foi realizada na sede da empresa AmazoMel, em Iranduba (a 27 quilômetros da capital), no domingo (19/06), e teve o objetivo de capacitar os meliponicultores e contribuir com o aumento na produção agrícola de Rio Preto da Eva.

A atividade foi desenvolvida pelo biólogo João Fernandes, por meio de palestras sobre os mais variados temas: Diversidade de espécie de abelhas; Importância ecológica das abelhas; Instalação de meliponário; Aspectos da biologia reprodutiva em meliponíneos; Boas práticas de manejo; Multiplicação de enxames; Alimentação de colônias; Boas práticas na produção e coleta do mel e demais produtos.

“O Programa vem sendo realizado desde o início do ano passado, com várias capacitações como palestras, cursos, oficinas, demonstração de métodos, busca fomento na atividade da meliponicultura para o município. A ação de hoje, entre o Governo do Estado e a Prefeitura do município, busca consolidar como uma atividade econômica, uma alternativa para melhorar a qualidade da produção no município”, destacou o engenheiro agrônomo do Idam, Igor Graciano.

Para a meliponicultora Carla Kelly, a ação acrescenta conhecimentos, gera renda e qualidade de vida “Esse tipo de atividade é muito importante no nosso município, pois a criação de abelhas exige muita atenção e cuidados adequados, a gente só tem a agradecer aos profissionais e ao Idam pela oportunidade de nos enriquecer com conhecimento e assim melhorando nossa qualidade de vida”, disse.

“Vale lembrar que Rio Preto da Eva foi um dos municípios com maior participação de meliponicultores no Edital de Doação Onerosa de caixas de abelhas e embalagens, promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS)”, destaca o secretário de produção do município, Eduardo Castelo.

Ao final do evento, como parte de uma das etapas do Programa de Meliponicultura, parceria entre Sepror e Prefeitura de Rio Preto da Eva, foram distribuídas 50 colônias de abelhas sem ferrão aos participantes, todos devidamente com a GTA, emitidas pela ADAF.

Texto: Ingrid Simão/Idam

Fotos: Divulgação/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685.