Em Manacapuru, mutirão de regularização do Idam emite e retifica 294 documentos rurais

A ação beneficiou produtores de mandioca, cará e banana, com serviços relacionados ao CAF e CPP

Produtores rurais de quatro comunidades de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manacapuru) foram beneficiados com a emissão e retificação de quase 300 documentos indispensáveis para a atividade rural, durante ação de regularização promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), entre os dias 5 e 7 de março.

À frente do mutirão esteve a Unidade Local (UnLoc) Idam Manacapuru, que contabilizou a emissão e retificação de 147 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 147 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). Os serviços aconteceram nas comunidades Vila do Ena, Santo Antônio, Quitanga e Nova Galileia, onde as culturas da mandioca, cará e banana são os carros-chefes da agricultura local.

O gerente da UnLoc, Amarildo Oliveira, destacou a importância do mutirão de regularização e os benefícios que os documentos proporcionam aos trabalhadores rurais. “Agora, com o CAF e o CPP em dia, os produtores rurais, além de atuarem de forma regular, também poderão acessar o crédito rural e políticas públicas, o que é vantajoso para a comercialização de suas produções por meio de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por exemplo”, destacou.

Ao percorrer as comunidades, somada à emissão e retificação de documentos, o instituto também realizou visitas técnicas às propriedades para a coleta de coordenadas geográficas e prestou informações sobre crédito rural e, também, sobre o Projeto Prioritário da Mandioca.

Fotos: Divulgação/Idam