Em Manicoré: IDAM destaca atividades de ater no município

No dia 02 de fevereiro de 2012, na sessão solene de abertura dos trabalhos Legislativos da Câmara Municipal de Manicoré, o IDAM, representado pela Unidade Local sua Unidade Local (Unloc) no município, falou sobre as atividades de assistência técnica e extensão rural desenvolvidas em Manicoré. O responsável por explanar essas atividades foi o engenheiro agrônomo da Unloc, Pedro Chaves da Silva, que durante o evento, destacou a importância dos serviços de ater como fator de geração renda, produção de alimentos, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

Na oportunidade, o engenheiro relatou um resumo das atividades realizadas no ano de 2011 e as metas para o ano 2012 contidas no Plano Operativo da Unidade Local do IDAM. Grandes conquistas realizadas pelo IDAM marcaram o ano de 2011 .Financiamentos de crédito para aquisição de tratores agrícolas, caminhões, barcos; custeios e investimentos agrícolas e pecuários através da AFEAM, Banco do Brasil e Banco da Amazônia; fortalecimento das organizações comunitárias; capacitação do público rural; parcerias interinstitucionais; dentre outros. Em 2012, a meta é atender mais de 2000 agricultores familiares, realizar as ações de crédito, implementar programas de ATER, e , por meio do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), chegar a 33 tratores agrícolas financiados.

De acordo com o IBGE (2010), o município de Manicoré, já alcança a 7ª. Posição dos municípios mais ricos da região com uma população de 47.017 habitantes, PIB per capita de 4.680,77 reais, com sendo atualmente o maior produtor do Estado do Amazonas nas culturas de banana (1.209.005 cachos/ano), melancia (2.110.345 frutos/ano), borracha natural (820 toneladas/ano) e castanha-do-Brasil (950 toneladas/ano), com grande potencial para as culturas da mandioca, açaí e cacau e piscicultura, o que torna o município referência para os demais municípios da região. Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural
O IDAM/Unidade local de Manicoré estará realizando a 1º Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural, com o tema: ATER para Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, no dia 17 de fevereiro de 2012, com a participação das entidades ligadas ao setor primário do município. O evento ocorrerá no Auditório da Escola Estadual Pedro Aguirre, localizado na Praça Ruy Araujo- Centro, e terá início das 8h00min.

Para maiores informações:
Tel: (097) 33851308 E-mail: unlocmanicore@idam.am.gov.br