Em parceria com a Prefeitura de Ipixuna, Idam realiza atividades que incentivam a produção rural em comunidade

As atividades têm como meta unir os agricultores para o alcance de objetivos em comuns.

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a Prefeitura de Ipixuna (distante 1.367 quilômetros de Manaus) por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), desenvolveram, na última semana, atividades com o objetivo de dinamizar o processo produtivo rural, desenvolvendo ações em benefício da comunidade.

O evento foi ministrado pelo técnico em agropecuária José Antônio Chaves, juntamente com o Secretário Municipal de Produção e Abastecimento, José Almeida, na comunidade de Pernambuco, e atraiu a participação de 60 agricultores familiares. A comunidade foi a primeira a receber a equipe, com a finalidade de tratar sobre assuntos ligados à reestruturação da Associação Agrícola.

O objetivo da atividade é dinamizar o processo produtivo rural, desenvolvendo ações em benefício da comunidade por eles constituída. O associativismo faz-se necessário ao apoio comercial ao produtor rural, para garantir a compra de insumos e auxílio na assistência técnica e, especialmente, na aquisição da produção de seus associados.

De acordo com o Técnico da Unidade Local de Ipixuna, José Antônio Chaves, a prefeitura está atenta aos movimentos sociais no município, como o Cooperativismo e o Associativismo. Um dos exemplos é o subsídio em Inflamável à Colônia dos Pescadores Z-41 em Ipixuna.

“A equipe tem sido recebida por essas famílias com bastante curiosidade, confiança e esperança, porque acreditamos que esse apoio, da prefeitura de Ipixuna e instituições parceiras, mostra que os incentivos governamentais voltados para as associações possibilitam impulsionar melhorias para o empreendedorismo rural”, contou o secretário de produção e abastecimento, José Almeida.

O desenvolvimento de medidas que proporcionem a reestruturação do Associativismo na cidade de Ipixuna, como veículo de fortalecimento da atividade agrícola, incentiva o crescimento da economia local de forma integrada e sustentável, concluiu o secretário.

FOTOS: Divulgação/Idam