Em parceria com Sebrae, Idam realiza curso de Boas Práticas no Cultivo de Citros

Realizado como parte da programação da Feira da Laranja e da Piscicultura, em Rio Preto da Eva, curso atende técnicos e agricultores familiares

Como parte da programação da Feira da Laranja e Piscicultura, que iniciou em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) na segunda-feira (25/10) e segue até a sexta (29/10), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Prefeitura Municipal, ofereceu um curso de capacitação em Boas Práticas no Cultivo de Citros na segunda e na terça-feira (26/10).

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Rio Preto da Eva, o engenheiro agrônomo José Maria Frade, o curso teve o objetivo de capacitar os participantes para que eles retornem às suas propriedades com conhecimentos para cuidar cada vez melhor de seu plantio.

“É um curso destinado tanto a produtores quanto a técnicos, que aborda todas as fases da cultura da laranja, desde a seleção da área para você instalar seu pomar de laranja, passando pelo preparo terra, adubação, o plantio adequado, a seleção de variedades – tanto de porta-enxerto como de copas –, passando pelo combate às pragas e doenças que poderão ocorrer num cultivo de laranja e, finalmente, a colheita”.

Frade relembrou ainda que a cultura da laranja é o setor que mais gera renda e empregos no município, que tem cerca de 1 mil hectares destinados à atividade.

Foi pensando nisso que a agricultora Maria Seixas decidiu se inscrever na capacitação. Experiente no cultivo de macaxeira e frutas regionais, como a pupunha, Maria deseja ingressar no mercado crescente das frutas cítricas.

“Eu tenho muito interesse em introduzir o plantio de laranja na minha propriedade. É um mercado que tem crescido muito aqui em Rio Preto da Eva, então através deste curso eu pretendo adquirir conhecimentos para poder participar deste cenário”, disse ela.

Em continuidade à programação da Feira, o Idam ainda realizará na sexta-feira um dia de campo voltado para o cultivo de laranja, no qual os participantes poderão pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da semana, bem como esclarecer quaisquer dúvidas que ainda permaneçam.

Cultura de citros — O cultivo de citros no Amazonas gera ocupação econômica e renda para mais de 3,6 mil agricultores familiares e produtores rurais.

Segundo o IBGE (PAM-2018), o estado contribui com 18,19% da produção de laranja na região Norte, sendo o município de Rio Preto da Eva o maior produtor no estado. Em 2020, o município contribuiu com quase metade da produção de laranja de todo o estado, com uma safra de mais de 152 mil frutos.

FOTOS: Analu Vieira/Idam