Em Rio Preto da Eva, Idam realiza semana de Bioinsumos

Ação, em parceria com a prefeitura daquele município,  faz parte do Projeto Prioritário de Agroecologia e Produção Orgânica do Idam

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, em parceria com a prefeitura de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), por meio da Secretaria de Produção e Abastecimento (SEMPA), realizou, entre os dias 18 e 21 de julho, Oficinas de Bioinsumos com aulas práticas e capacitou mais de 100 agricultores familiares do município.

As oficinas buscam aprimorar o conhecimento dos agricultores no preparo de Bioinsumos, com o uso de tecnologias capazes de aumentar a produtividade da lavoura e reduzir os impactos ambientais, promovendo uma agricultura mais sustentável. Durante o evento, houve visita às comunidades Ramal do Cachoeira e São Raimundo.

A comunidade do Ramal Cachoeira é assistida pelo Projeto Prioritário de Agroecologia e Produção Orgânica do Idam e já está trabalhando com a Agricultura Orgânica. A comunidade São Raimundo está em busca da capacitação para melhora da produção e inclusão no Projeto.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo ministrante do curso, Igor Graciano, a oficina tem em vista ajudar a alavancar os resultados dos produtores utilizando menos recursos financeiros e contribuindo para a proteção da terra para as gerações futuras.

“O propósito dessas oficinas é trazer a tecnologia para o agricultor, baixar seu custo de produção, aproveitar melhor os recursos que ele tem dentro da propriedade e conseguir assim, fertilizar o solo de uma maneira mais eficiente. Trazer nutrientes para as plantas que cultivam e produzir um alimento mais saudável e rico em nutrientes”, afirmou Igor.

Para o agricultor Marcus Tejo, que está iniciando sua produção em banana, pitaya e hortaliças, “é muito importante essa oficina pois melhora nossa produtividade e assim garante o escoamento de um produto fruto da agricultura sustentável”.

O secretário de Produção municipal de Rio Preto da Eva, Eduardo Castelo, destacou a importância da parceria com o Governo, em prol do desenvolvimento sustentável das comunidades

“Essa parceria entre o Governo do estado e a Prefeitura do município, permite que nossos produtores consigam ser atendidos para melhorar a vida no campo. Hoje estamos dando um grande passo para a revolução agrícola, permitindo que os produtores tenham produções sustentáveis e com custo e lucratividade melhor, através do simples conhecimento do uso de Bioinsumos“, destacou o secretário.

Bioinsumos

São produtos específicos e naturais à base de microorganismo, ou derivados, que são utilizados para finalidades como o crescimento de plantas, solubilização de nutrientes, manejo de pragas e doenças ou suplementação animal.

Ao final do curso, 56 biodigestores que foram produzidos durante o curso foram sorteados entre os agricultores participantes.

FOTOS E TEXTO: Ingrid Simão/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685.