Em São Paulo de Olivença, Idam dá continuidade a capacitação em mecanização agrícola

A capacitação busca alcançar todo o Amazonas
Com o objetivo de qualificar comunidades com o uso da tecnologia na agricultura familiar, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), através da Unidade local do município de São Paulo de Olivença (distante 985 quilômetros de Manaus), realizou, nesta última semana, um curso de mecanização agrícola. A ação faz parte de uma série de capacitações qe está sendo realizada em todo o estado do Amazonas.

Ministrado pelo técnico em agropecuária do Idam, Luiz Alberto da Cruz Platini, o curso iniciou no dia 29 de maio, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município e finalizou no dia 3 de junho com aulas práticas em campo, que aconteceram nas associações Asproluz, Forte Guerreiros, Agroexspo, El Shaday e Monte das Oliveiras, contando com a participação de 35 pessoas, entre técnicos e agricultores.

De acordo com Luiz Platini a mecanização é muito importante na qualidade de vida do agricultor familiar “a capacitação tem como objetivo capacitar produtores familiares de todo o estado do Amazonas no uso de uma patrulha agrícola, bem como seus conceitos e aulas práticas que são essenciais para a aprendizagem. Essa experiência acrescenta melhoria no dia a dia do agricultor e na produtividade”, disse Platini.

Experiência

Para a agricultora Ponciana da Silva dos Santos, “o Idam é essencial no nosso município, pois nunca tivemos o curso aqui, e o técnico Platini foi um ótimo profissional, nos trazendo a oportunidade de melhorar nossa vida no campo, tirando todas nossas dúvidas e nos oportunizando vivenciar essa experiência incrível na prática” pontuou Ponciana.

“Fiquei muito feliz com a oportunidade que o Idam tem dado para nós, agricultores que nunca manuseamos um trator antes, e hoje a capacitação nos deixa bastante otimistas e ansiosos para o próximo módulo do curso. Foi uma experiência única e necessária, pois a mecanização nos ajudará bastante com o plantio, em atividades como arar, cultivar e plantar. estamos satisfeitos e realizados com a capacitação” finalizou o participante do curso Aldo Arcanjo Mucambito.

A programação do primeiro semestre encerra-se nos municípios de Caapiranga e Borba, respectivamente nos períodos de 19 a 24 de junho e 03 a 07 de julho.

TEXTO: Ingrid Simão/Idam

FOTOS: Divulgação/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com / Ártemis Cunha 92 98406-5021) / Antônio Barros Jr 92 98145-1183 / Nailson Castro 92 99113-2311 / Rita Ferreira 92 98208-9685.