Em Tabatinga, Idam visita plantel de beneficiária do Projeto Prioritário da Avicultura

Desde 2022, a vicultora é beneficiada pelo Projeto Prioritário da Avicultura do Idam.

A iniciativa reforça o compromisso do instituto em promover a cadeia produtiva no município

No município de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital), técnicos da Unidade Local (UnLoc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizaram visita técnica a um plantel, com mais de 16 mil galinhas de postura, beneficiado pelo Projeto Prioritário (PP) da Avicultura do instituto. A ação aconteceu na última-terça-feira (06/02).

A iniciativa teve como objetivo orientar a avicultora Clotilde Cruz, proprietária do plantel, sobre as melhores técnicas de manejo das aves, nutrição adequada e cuidados com a sanidade das galinhas para otimizar a produtividade de ovos. A propriedade está localizada na Estrada do Norte II, Km 6, Comunidade Novo Horizonte, no município.

Desde 2022, a vicultora é beneficiada pelo Projeto Prioritário da Avicultura, porém exerce suas atividades com assistência técnica do Idam há quatro anos, o que colaborou com o crescimento da produção. A iniciativa reforça o compromisso do Idam em promover a cadeia produtiva local da avicultura, proporcionando assistência técnica qualificada aos avicultores de Tabatinga.

A propriedade está localizada na Estrada do Norte II, Km 6, Comunidade Novo Horizonte, no município.

O coordenador do PP Avicultura em Tabatinga, Raimundo Zoroastro Brandão, destacou que além da propriedade visitada, outros 11 avicultores são beneficiados pelo programa, que intensifica as orientações técnicas para manejo das aves, emissão de documentos e acesso à políticas públicas.

“Há quatro anos, quando o PP foi implementado, nós tínhamos uma média de 16 mil bicos e, hoje, esse número saltou para mais de 31 mil. São 12 avicultores inseridos no projeto e também há outros iniciando na atividade, que é uma das mais pujantes em Tabatinga”, ressaltou o coordenador.

Os técnicos da UnLoc se preparam para estender o atendimento do Projeto Prioritário a mais dez produtores familiares da comunidade indígena Belém do Solimões, onde outras dez propriedades já são acompanhadas pelo PP. A intensificação do trabalho se dará por meio de uma parceria com a Ordem Franciscana.

Fotos: Divulgação/Idam