Em Tefé, Idam participa da I Semana do Pescador e Pescadora Artesanal do Médio Solimões

Evento teve como objetivo o fortalecimento da classe pesqueira no município

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), participou da I Semana do Pescador e Pescadora Artesanal do Médio Solimões, realizada em Tefé. O evento tem como objetivo aprimorar as técnicas da pesca, incentivando a preservação de espécies de água doce, bem como o respeito ao período de reprodução.

O evento foi organizado pela parceria entre Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP); Federação dos Manejadores e Manejadoras de Pirarucu de Mamirauá (Femapam); e Prefeitura Municipal de Tefé, através da Secretaria Municipal de Produção (Sempa). Durante a programação, os representantes do Idam participaram de uma mesa redonda esclarecendo sobre acesso à financiamentos e demais políticas públicas voltadas para a classe.

O evento foi realizado no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no período de 27/06 e 28/06, e teve como objetivo principal discutir as ações para fortalecimento da classe pesqueira no município de Tefé e municípios ao entorno.

Durante os dois dias de evento, foram realizadas diversas mesas redondas para a discussão de temas como o potencial pesqueiro no município de Tefé.

“A semana do pescador foi um evento de suma importância para essa classe que tanto almejava um evento como este, e que contou com a participação de várias entidades, entre elas o Idam. O evento trouxe informações necessárias para que se faça um trabalho de qualidade para aqueles pescadores que tanto precisam, a exemplo de crédito rural, registro geral da pesca (RGP), aposentadoria, entre outros”, enfatizou o pescador e presidente da associação, Henock de Almeida Costa.

Durante os dois dias de evento, foram realizadas diversas mesas redondas para a discussão de temas como o potencial pesqueiro no município de Tefé; mulheres na pesca: avanços e desafios; participação das instituições; e avanços da pesca manejada no médio Solimões e suas contribuições para a defesa dos territórios.

“O evento foi um marco histórico para o setor primário do município, pois houve a discussão de vários temas voltados à melhoria do setor pesqueiro. Nessas discussões, o Idam contribuiu com explanação sobre crédito rural para pescadores e acesso às políticas públicas para o setor, desenvolvidas pela instituição. Na oportunidade ressaltamos o empenho da equipe técnica em fazer documentos que são porta de entrada a políticas públicas, como é o caso do CAF, como também na elaboração de projetos de crédito rural voltados ao setor pesqueiro”, afirmou o gerente da unidade local do Idam, Jackson da Silva.

TEXTO: Ivy Bezerra

FOTOS: Divulgação/Idam