Em Tefé, Idam realiza I Feira Livre

A Unidade Local do Idam/Tefé, a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, a Secretaria Municipal de Cultura e a Rede de Agricultores Tradicionais do Estado do Amazonas – Reata, estiveram reunidas no último dia 19, quinta-feira, com objetivo de planejar e organizar a I ferira Livre do município de Tefé, que se destina a exposição e venda de produtos agrícolas (orgânicos), mel de abelhas manejadas, artesanatos, peixes de viveiros (tambaqui curumim e matrinxã), doces de frutas tropicais, derivados da cana-de-açúcar e comidas típicas. A reunião foi realizada na Unidade Local do Idam e contou com a participação de 14 pessoas, entre agricultores (as) da Reata, piscicultores e criadores. Segundo o gerente do Idam, o engenheiro agrônomo, Sidney Souza de Araujo, foi decidido na reunião que a I Feira Livre de Tefé, será realizada no dia 24 de abril de 2011 (domingo de páscoa) no horário das 6h às 12h, na rua Olávio Bilac, em frente a prefeitura. A ideia é fazer do evento uma prática rotineira, com o objetivo de valorizar os agricultores da Reata e mostrar os seus produtos orgânicos para que sejam conhecidos e comercializados de maneira diferenciada dos outros não orgânicos, como também fazer com que a população tefeense consuma produtos de boa qualidade e com preço acessível. De acordo com a secretária municipal de cultura, Neurismar de Oliveira, a Feira irá identificar as atividades econômicas de nosso município com vendas em geral, levando a população ao acesso de compras com valores mais baixos que o cotidiano. Durante a reunião a secretária municipal de podução e abastecimento, Josianne Campos, relatou que a Feira pretende valorizar os produtores que trabalham de forma harmoniosa com a natureza. "O evento também vai fazer que que os agricultores fquem motivados a produzirem mais, porque terão o seu local reservado e apropriado para sua comercialização", garantiu. Com eventos dessa natureza o Idam pretende informar a população de Tefé sobre os trabalhos desenvolvidos pelo setor primário, considerado o que mais gera renda na economia local.